segunda-feira, 13 de junho de 2011

Por que utilizar as TICs na educação??


Começa a se tornar comum nas escolas e universidades o uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem já que estão criando novas formas de ensino, que a escola não pode ignorar pois distribuem socialmente o conhecimento.

Hoje a escola, em nossa sociedade, já não é mais fonte primária do conhecimento, levando em consideração que a informação está muito mais volátil e flexível o que podemos fazer é adquirir o hábito de incentivarmos nossos alunos a utilizarem as mídias e obterem uma assimilação crítica do conhecimento adquirido.

As novas tecnologias podem ser usadas de diversas maneiras podendo trazer soluções eficazes em projetos que envolvem a participação dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos fazendo que nessas tarefas utilize-as para chegar as informações necessárias para que o ensino aprendizado seja efetivo.

O uso das TIC na educação auxilia a compreensão de conceitos abstratos onde os estudantes podem alterar variáveis e verificar as mudanças resultantes assim percebendo que as ‘fronteiras’ da sala de aula estão em processo de mutação, facilitando cada vez mais o processo de consulta, ensino, aprendizado e colaboração entre estudantes e professores.

Mudar a forma de aprendizado do aluno requer acima de tudo mudar as formas de ensinar dos professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, as quais só serão realidade se houver mudança de postura, mudança nas concepções mais arcaicas de uns e outros sobre as formas de ensino e aprendizagem para encarar esta mais nova era das tecnologias.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post,

    se puder dê uma clicadinha no

    meu blog: http://cacimbaodahistoria.blogspot.com/

    abçs

    ResponderExcluir