segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ser um professor aprendiz.


A qualidade da Educação é proporcional à qualificação dos professores assim só poderemos avançar de forma efetiva se melhoramos de fato o ensino, quando se colocar os educadores no centro das políticas públicas visando melhorar seu salário para que os mesmos bem qualificados não deixem o exercício da profissão para buscar melhores salários.

O novo perfil do professor precisa ter uma identidade que não seja imutável, assim precisamos sempre estar nos aperfeiçoando, e termos caráter mais dinâmico, reflexivo com as nossas práticas e acima de tudo interdisciplinar buscando uma maior articulação dos diferentes saberes para que as nossas aulas sejam mais significativas, produtivas no sentido da aprendizagem para os educandos.

Gosto sempre de está compartilhando vivências com meus alunos, buscando com isso uma maior aproximação com eles visando sempre uma melhor interação para que eu possa conhecer o seu mundo e a partir daí observar seus anseios e desejos podendo assim tentar transformar o pouco da sua vida e melhorá significativamente sua aprendizagem. De nada adianta hoje em dia professores altamente tradicionais onde não existem trocas de conhecimentos, isso só dificulta o interesse dos alunos de permanecer em sala de aula gerando déficit na aprendizagem.

Devemos sempre nos mantermos atualizados, mesmo que as políticas publicas não sejam favoráveis, mas sempre aparece um curso oferecido pelos órgãos governamentais, como este oferecido pela SEDUC-MA, que visam uma melhor qualificação profissional. Sendo favorável fazê-lo para aprendermos e trocarmos experiências com outros professores que com certeza refletirão numa melhora postura em sala de aula, onde poderemos junto com os alunos estarmos melhorando o ensino aprendizado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário