sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A diversidade celular nos animais.

A diversidade celular nos animais.

OBJETIVO GERAL

Conhecer a diferenciação das células nos diversos tecidos corporais, valorizando os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano, reconhecendo-os como necessários compreender nossas características físicas com auxilio didáticos das mídias.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Conhecer os principais tipos de epitélios de revestimento, exemplificando locais do corpo em que eles ocorrem.

Conhecer a estrutura e as principais funções da pele humana.

Descrever a estrutura básica de pelos e unhas.

Caracterizar os tipos de tecidos cartilaginosos e descrever duas principais funções no corpo humano.

Enumerar os componentes do sangue humano, sua origem e as principais funções de suas células.

Caracterizar os três tipos de tecidos musculares: estriado esquelético, estriado cardíaco e não - estriado.

Apresentar as características fundamentais do tecido nervoso, descrevendo seus principais componentes.

PUBLICO ALVO

Estudantes do Primeiro Ano Ensino Médio A do Centro de Ensino João Paulo I.

METODOLOGIA

Aula expositiva, Seminários, Apresentação de vídeos, Debates.

RECURSOS

Quadro, Pincel, Cartazes, Material xerocado, Retroprojetor, Transparências, Computador e exercícios práticos.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá mediante envolvimento e participação dos educandos no processo de efetivação e execução das atividades do projeto, levando-se em consideração o desenvolvimento cognitivo, intelectual e sócio-participativo dos educandos, dando margem assim para uma avaliação ampla, gradual e integral dos educandos, garantindo, uma atuação e avaliação globalizada que ultrapasse o limite da atribuição de conceitos como instrumento único e decisivo de medição do conhecimento adquirido pelos mesmos durante a aplicação das aulas. Para isso são usados instrumentos tais como: apresentação do que foi pesquisado por cada grupo com a utilização das mídias, debates sobre temas específicos inerente ao assunto do dia, trabalho escrito contendo a coletânea de informações adquirida nas pesquisas e outros mecanismos capazes levantar dados suficientes e coerentes para que se possa aferir um conceito que de fato ilustre o real grau de aprendizagem dos educandos.

BIBLIOGRAFIA

AMABIS & MARTHO. Biologia das Células - Ensino Médio - Vol. I Ed.2ª.Moderna, São Paulo 2004.

domingo, 26 de junho de 2011

O Maranhão e sua tradição

Objetivos

Ø Refletir sobre o universo afrodescendente maranhense, suas culturas, rituais e tradições.

Ø Demonstrar e degustar os pratos típicos das culturas: africana e indígena maranhense.

Pesquisar em livros e na internet sobre origem da cultura afrodescendente e indígena maranhense em relação à culinária e as danças típicas do Estado.
Após pesquisas na internet cada turma do primeiro e segundo ano do Ensino Médio escolherá sua dança típica do Maranhão para ensaiá-la e apresentá-la no Arraiá do Centro de Ensino João Paulo I no dia 22/06/2011 na sede da escola utilizando os videos e livros pesquisados e as turmas do terceiro ano ficarão responsável pela busca de comidas típicas para levá-las no dia para degustação.
Assim valorizar a cultura maranhense.

Recursos Didáticos

· Vídeos alusivos ao tema

· Retroprojetor

· Transparência

· Livros de apoio

· Computador/impressora

· Internet

· Pen drive

· Câmera digital


Avaliação

Será realizada no decorrer do desenvolvimento da atividade proposta e através da participação individual e coletiva.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ladislau Dowbor - Educação e tecnologia - Maio 2004




O vídeo nos leva a repensar a escola e a educação num sentido mais amplo já que a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso.Portanto a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizada e não meramente lecionadora, ou seja, a escola deve ter informações tecnológicas e uma metodologia central neste processo de aprendizagem de forma que haja interação entre educação e trabalho. No entanto, o ponto em questão nesse processo, não é que informações acessaremos mas como as acessaremos. Os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos no sentido de orientá-los no uso das novas tecnologias para que possam ser inseridos nesse mundo tecnológico.

Tecnologia na Educação

Vida Maria.avi

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Portal do Professor


O site é um espaço no Portal do Mec, dedicado ao professor. São muitos os recursos oferecidos: Em Espaço da Aula, o professor tem sugestões de aulas publicadas, orientações para criar uma aula e a possibilidade de publicá-la no portal e pode também visualizar aulas criadas por outros professores de sua área.
O Jornal do Professor é dedicado a revelar o cotidiano da sala de aula. Quinzenalmente oferece temas ligados à educação. Estes temas são escolhidos por professores que interagem com o jornal enviando sugestões, críticas, textos e músicas.
Em Recursos Educacionais, o professor pode baixar e instalar programas e recursos multimídia publicados para enriquecer sua aulas.
No link Cursos e Materiais são disponibilizados materiais de estudo e indicados cursos oferecidos pelo Mec.
Interação e Comunicação oferece chat, fóruns, blogs e inovações interativas, que podem ser acessados e receber participações.
Links oferece vários programas, projetos e recursos educacionais.

A experiência de navegar no Portal do Professor ...


O Portal do Professor é um ambiente virtual de pesquisa e interação, sendo um ambiente agradável e de fácil acesso favorecendo o contato dos professores com as novas midias diminuindo assim a distância das gerações, já que professores e alunos são de idades bem diversas as TIC evoluem e neste espaço os professores se aproximam mais ainda da realidade de acesso as tecnologias existentes que os educandos também tem contato. O Portal do Professor traz seis itens: espaço da aula, jornal do professor, recursos educacionais, cursos e materiais, interação e colaboração e links que visam colaborar com o dia a dia em sala de aula e a crescente preocupação do uso das midias, assim apresenta melhorias no ensino aprendizado da escola.



Mapa Conceitual ...

Por que utilizar as TICs na educação??


Começa a se tornar comum nas escolas e universidades o uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como recurso para melhoria do processo de ensino e aprendizagem já que estão criando novas formas de ensino, que a escola não pode ignorar pois distribuem socialmente o conhecimento.

Hoje a escola, em nossa sociedade, já não é mais fonte primária do conhecimento, levando em consideração que a informação está muito mais volátil e flexível o que podemos fazer é adquirir o hábito de incentivarmos nossos alunos a utilizarem as mídias e obterem uma assimilação crítica do conhecimento adquirido.

As novas tecnologias podem ser usadas de diversas maneiras podendo trazer soluções eficazes em projetos que envolvem a participação dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos fazendo que nessas tarefas utilize-as para chegar as informações necessárias para que o ensino aprendizado seja efetivo.

O uso das TIC na educação auxilia a compreensão de conceitos abstratos onde os estudantes podem alterar variáveis e verificar as mudanças resultantes assim percebendo que as ‘fronteiras’ da sala de aula estão em processo de mutação, facilitando cada vez mais o processo de consulta, ensino, aprendizado e colaboração entre estudantes e professores.

Mudar a forma de aprendizado do aluno requer acima de tudo mudar as formas de ensinar dos professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, as quais só serão realidade se houver mudança de postura, mudança nas concepções mais arcaicas de uns e outros sobre as formas de ensino e aprendizagem para encarar esta mais nova era das tecnologias.

Video Ladislau Dowbor ... Educação e Tecnologia ...

O vídeo nos leva a repensar a escola e a educação num sentido mais amplo já que a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso.Portanto a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizada e não meramente lecionadora, ou seja, a escola deve ter informações tecnológicas e uma metodologia central neste processo de aprendizagem de forma que haja interação entre educação e trabalho. No entanto, o ponto em questão nesse processo, não é que informações acessaremos mas como as acessaremos. Os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos no sentido de orientá-los no uso das novas tecnologias para que possam ser inseridos nesse mundo tecnológico.



Ser um professor aprendiz.


A qualidade da Educação é proporcional à qualificação dos professores assim só poderemos avançar de forma efetiva se melhoramos de fato o ensino, quando se colocar os educadores no centro das políticas públicas visando melhorar seu salário para que os mesmos bem qualificados não deixem o exercício da profissão para buscar melhores salários.

O novo perfil do professor precisa ter uma identidade que não seja imutável, assim precisamos sempre estar nos aperfeiçoando, e termos caráter mais dinâmico, reflexivo com as nossas práticas e acima de tudo interdisciplinar buscando uma maior articulação dos diferentes saberes para que as nossas aulas sejam mais significativas, produtivas no sentido da aprendizagem para os educandos.

Gosto sempre de está compartilhando vivências com meus alunos, buscando com isso uma maior aproximação com eles visando sempre uma melhor interação para que eu possa conhecer o seu mundo e a partir daí observar seus anseios e desejos podendo assim tentar transformar o pouco da sua vida e melhorá significativamente sua aprendizagem. De nada adianta hoje em dia professores altamente tradicionais onde não existem trocas de conhecimentos, isso só dificulta o interesse dos alunos de permanecer em sala de aula gerando déficit na aprendizagem.

Devemos sempre nos mantermos atualizados, mesmo que as políticas publicas não sejam favoráveis, mas sempre aparece um curso oferecido pelos órgãos governamentais, como este oferecido pela SEDUC-MA, que visam uma melhor qualificação profissional. Sendo favorável fazê-lo para aprendermos e trocarmos experiências com outros professores que com certeza refletirão numa melhora postura em sala de aula, onde poderemos junto com os alunos estarmos melhorando o ensino aprendizado.




Tecnologia na educação ... =]



Espero que este curso me surpreenda ... hehehe =]